Mesa Brasil Sesc-RJ homenageia apoiadores do combate à fome e anuncia parceria com a FAO

Presidente da FAO no Brasil participou da cerimônia, alertou para as causas da fome e parabenizou a iniciativa.

Publicado em 31/08/2022 11:39 • Atualizado em 31/08/2022 11:40
Por Felipe Melo

Dois anos sem realizar seu encontro anual de parceiros, o programa Mesa Brasil Sesc-RJ voltou, no dia 30 de agosto, a reunir e homenagear pessoas e instituições que contribuem para seu trabalho de combate ao desperdício e à fome. Dessa vez, em evento no Vivo Rio, o reconhecimento teve um caráter especial: agradecer o apoio prestado durante a pandemia. Do início de 2020, foram distribuídas mais de 6 mil toneladas de alimentos em todo o Estado do Rio.

Parceiros 2022

Durante a pandemia, o trabalho foi reforçado e diversificado para dar conta dos impactos econômicos e sociais provocados pela covid-19. Forças-tarefas foram criadas para levar alimentos a diversas regiões do Estado do Rio. De abril a junho de 2021, os caminhões do programa levaram 60 toneladas de hortifrutigranjeiros para 26 mil pessoas de 24 municípios. Em julho, agosto e setembro, uma outra caravana distribuiu 5 mil cestas básica (75 toneladas) a mais de 17 mil pessoas no mesmo número de cidades.

Em 2020, no auge do isolamento social, até refeições prontas e lanches – que não são o foco do programa – foram preparados e entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa contabilizou 16 mil refeições e 10 mil lanches distribuídos.

“Gostaria de ressaltar que a colaboração de cada um de vocês é fundamental para levarmos esperança à mesa de milhares de pessoas todos os dias. O Brasil, mesmo sendo o maior produtor de alimentos do mundo, ainda luta contra a fome, o que é um contrassenso. São mais de 33 milhões de pessoas que vivem essa dura realidade, 14 milhões a mais que em 2020 – números que deixam evidente o agravamento desse cenário em função da pandemia”, salientou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O dirigente também anunciou no evento que em breve o programa Mesa Brasil Sesc-RJ celebrará um protocolo de intenções com a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O documento tem como objetivo o intercâmbio de informações e a realização de projetos conjuntos que busquem a assistência e a segurança alimentar e nutricional no Estado do Rio. O presidente da FAO no Brasil, Rafael Zavala Gomez Del Campos, também participou da cerimônia e alertou para as causas da fome no mundo, dizendo que a segurança alimentar está sob uma “tempestade perfeita”.

Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc-RJ atua como uma ponte entre quem pode doar e quem precisa receber. Atualmente, o programa recebe alimentos não perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os destina para mais de 1.300 instituições socioassistenciais cadastradas que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.